A Avenida, do modo como se apresenta hoje, teve seu início em 1928 através do primeiro prefeito da cidade Isaac José Peres. Para a inspiração, o prefeito da velha Serpa, tomou como referência a charmosa avenida parisiense Champs Elysées que é um dos maiores símbolos da França.
Isaac José Peres, o primeiro prefeito de Itacoatiara. Isaac foi nomeado pelo governador Efigênio Salles e assumiu a prefeitura em 15/03/1926. Em face da vigência da Constituição Estadual de 14/02/1926 ter acontecido um ano após sua ascensão ao cargo, ganhou um ano a mais ficando no poder até 15/03/1930, seu mandato durou 4 anos: idealizou as ruas do centro da cidade, inclusive a Avenida Parque.
Obviamente que este tipo de empreitada não é feita por um homem só. Para que o túnel verde se consolidasse, foi necessário anos e anos de dedicação e sequência de trabalho. Itacoatiara, nesse aspecto, conseguiu ter representantes comprometidos com a evolução do projeto e de melhoria de vida da população.
Após, Isaac Peres, a continuação do projeto do túnel verde foi feita por vários outros prefeitos que o sucederam, e que também fizerem melhorias no projeto original, incluindo, melhorias ao longo do passeio e no calçamento.
Isaac foi nomeado pelo governador Efigênio Salles e assumiu a prefeitura em 15/03/1926. Em face da vigência da Constituição Estadual de 14/02/1926 ter acontecido um ano após sua ascensão ao cargo, ganhou um ano a mais ficando no poder até 15/03/1930, seu mandato durou 4 anos: idealizou as ruas do centro da cidade, inclusive a Avenida Parque.
Durante o início dos trabalhos, a avenida chamava-se Avenida Ruy Barbosa, porém, o nome foi alterado para Avenida Plínio Ramos Coelho. Mais tarde, alterou-se novamente e desta vez chamou-se Avenida Torquato Tapajós e finalmente decidiram chamá-la de Avenida Parque, como é conhecida hoje.
Na época de sua construção, utilizaram-se árvores naturais do cerrado brasileiro, o que é o mais recomendado e ideal para sombreamento de praças e jardins, por este motivo foram plantados os primeiros oitizeiros (licania tomentosa). Os oitizeiros possuem frutos que são comestíveis, além disso, a sua madeira pode ser aproveitada para a construção civil.
Essa árvore que foi chamada localmente de “benjaminzeiro”, acabou se transformando na principal árvore de sombreamento de logradouros públicos e residencial do estado do Amazonas. Em Manaus, você pode encontrá-la também na frente do Palácio da Justiça e no Largo de São Sebastião.
Com as sucessivas expansões,a Avenida hoje corta o traçado urbano da cidade ao meio. A avenida possui 1.830 metros de extensão e 32 metros de largura, conta com cerca de 346 pés de oiti, dispostos em fila dupla, totalmente entrelaçados, formando um grandioso Túnel Verde.
Há quem diga que trata-se da maior Avenida de Túnel Verde do Brasil, haja visto que as demais dessa natureza, não alcançam mais de 500 mts de extensão.
Por: Jussara Melo