O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou o projeto de lei nº 336/2024, que visa garantir o acesso de mulheres com deficiência a exames preventivos do câncer ginecológico nas unidades de saúde do Amazonas.
A proposta, de acordo com o deputado, busca assegurar a igualdade de oportunidades e o direito à saúde para todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas.
“O projeto determina que as unidades de saúde do Estado disponibilizem equipamentos adaptados para a realização de exames preventivos ginecológicos em mulheres portadoras de deficiência. É necessária adequação dos aparelhos de mamografias e ultrassonografia, bem como salas projetadas com mesas ginecológicas especiais. Isso inclui, por exemplo, mesas de exame ajustáveis, colposcópios com suportes para cadeiras de rodas e outros dispositivos que facilitem o acesso e o conforto durante o exame”, explicou Abrahim.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais diagnosticado e a quarta causa de morte de mulheres por câncer.
Curtiu? Siga o PORTAL R5 BRASIL no Facebook, Twitter e no Instagram.
Participe do nosso grupo WhatsApp
Participe do nosso grupo Telegram
Fale conosco: 92 99493-8169
Gmail: [email protected]
“Precisamos ter um olhar diferenciado para esse tipo de situação. Câncer de colo de útero, além de ser uma doença que pode ser prevenida através da vacinação contra o HPV, o diagnóstico precoce garante uma grande chance de cura. É incontestável que mulheres com deficiência precisem dessa adequação nos equipamentos para exames. Uma mulher paraplégica, por exemplo, necessita de uma cadeira de elevação ajustável para realizar o exame de mamografia facilitando sua realização”, concluiu.
Ainda segundo o projeto de lei em questão, as unidades de saúde do Estado do Amazonas poderão possuir equipes com profissionais treinados para este tipo de atendimento.
Mín. 24° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 39°
Tempo nublado