O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) apresentou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o projeto de lei nº 429/2024, que proíbe a diferenciação entre o atendimento de pacientes particulares e cobertos por planos de saúde na marcação de consultas e exames.
“Esse projeto de lei objetiva promover a igualdade. Pessoas que pagam por uma consulta, seja via particular ou plano de saúde, devem ter a mesma prioridade no atendimento. A prioridade deve ser adquirida a partir da enfermidade do paciente e não pelo meio de pagamento”, disse o autor do projeto.
De acordo com a matéria, haverá a “proibição da prática de atendimento privilegiado a pacientes particulares pelo prestador de serviço, sendo profissional de saúde contratado e credenciado por operadora de plano ou seguro privado de assistência à saúde, e ainda cooperado de operadora de plano ou seguro privado de assistência à saúde no âmbito do Estado do Amazonas”.
O deputado do União Brasil explica que são muitos os casos de pacientes de plano de saúde privado que reclamam do tratamento diferenciado em relação aos pacientes particulares.
Curtiu? Siga o PORTAL R5 BRASIL no Facebook, Twitter e no Instagram.
Participe do nosso grupo WhatsApp
Participe do nosso grupo Telegram
Fale conosco: 92 99493-8169
Gmail: [email protected]
“Atualmente, tem sido recorrente uma prática abusiva que afeta, de forma geral, os beneficiários de planos privados de assistência à saúde. Sempre que ocorre a tentativa de agendamento de consulta, a secretária inicia o perguntando se o agendamento é por convênio ou é particular. Em seguida, vem a justificativa de que, se for particular, existe vaga no mesmo dia, mas, se for por convênio, só há horário disponível em dois meses, por exemplo. Esse tipo de conduta é ilegal e discriminatória e precisa ser combatida”, concluiu.
Mín. 24° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 39°
Tempo nublado