Foto:Mauro Neto/Secom
O Governo do Amazonas deflagrou, nesta sexta-feira (20/09), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e das Polícias Civil (PC) e Militar (PM) com o apoio de órgãos de fiscalização, a operação RecuperaFone, no Centro de Manaus, com o objetivo de desencorajar a compra e o uso de aparelhos celulares adquiridos ilegalmente no estado. Na apuração preliminar, foram recolhidos, aproximadamente, 1 mil aparelhos; mais de 30 pessoas foram detidas para procedimento no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e uma loja foi interditada por falta de documentos necessários para seu funcionamento.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três lojas na rua Dr. Moreira, onde uma loja foi interditada por comercializar aparelhos de celular ilegalmente, assim como foram fiscalizadas 40 bancas que comercializavam os produtos de forma ilegal. Na operação, uma pessoa foi autuada em flagrante com um aparelho de celular com restrição de roubo.
“Estamos dando início ao programa de governo RecuperaFone, que tem uma série de ações com o objetivo de levar tranquilidade para o povo do Amazonas. Essa operação não vai se encerrar aqui, ela vai ter outras versões e edições com esse foco de identificar onde existem as lojas que compram celulares roubados e que comercializam esse produto”, disse o Secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius de Almeida.
Curtiu? Siga o PORTAL R5 BRASIL no Facebook, Twitter e no Instagram.
Participe do nosso grupo WhatsApp
Participe do nosso grupo Telegram
Fale conosco: 92 99493-8169
Gmail: [email protected]
Foto:Mauro Neto/Secom
O delegado da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou a importância da população fazer o boletim de ocorrência para auxiliar nas investigações desse tipo de crime em Manaus.
“É importante que as pessoas não deixem de notificar a Polícia Civil quando tiverem um celular furtado ou roubado. Nós sabemos que existe um número significativo de subnotificações que são aquelas pessoas que não comparecem na delegacia para fazer o boletim de ocorrência. Nós precisamos que essas pessoas venham até à delegacia para que tenhamos um banco de dados robusto, e em operações como essas possamos recuperar um número ainda maior de telefones celulares”.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, enfatizou o reforço do policiamento nas ruas do centro da capital. “A Polícia Militar se fez presente nesse apoio operacional e de segurança com aproximadamente 40 policiais, sendo a maioria do policiamento especializado. Gostaria de frisar que, além dessa operação, estamos reforçando a área do centro; temos vários pontos policiados pelos nossos novos policiais junto à população”.
O delegado do 24º DIP, Marcelo Martins, disse que estão em andamento os procedimentos de análises dos aparelhos. “Lembrando que como são muitos aparelhos, nós temos que fazer uma verificação um a um com o sistema RecuperaFone de aparelho por aparelho”, detalhou o delegado.
Mín. 24° Máx. 39°
Mín. 22° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 25° Máx. 39°
Tempo nublado