Nesta segunda-feira (23/09), alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Liberalina Weill, localizada na zona oeste de Manaus, participaram do “Dia D de Devolutiva da Semana de Escuta das Adolescências”. A iniciativa faz parte do programa “Escola das Adolescências”, do Governo Federal, e ocorre em 300 escolas das redes estadual e municipal do Amazonas.
O programa tem como objetivo incentivar o protagonismo estudantil, promovendo um espaço de acolhimento e qualidade social na educação. Nesta etapa, os estudantes apresentam ideias para aprimorar o processo educacional dentro do ambiente escolar e as sugestões são discutidas com os professores e diretores escolares. Na ocasião, algumas das propostas debatidas foram a criação de uma assembleia estudantil e a realização de mais aulas práticas.
Para a aluna do 9º ano, Mariana Hadassa, 14, é necessário que os alunos compreendam o papel de destaque que eles cumprem dentro da escola e que se vejam como parte da construção do ambiente escolar, ao lado dos educadores.
FOTO: Hitalo Kleto / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
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“Eu acho que a Semana da Escuta das Adolescências é muito importante, porque o aluno tem esse momento de se enxergar como alguém que não é só um estudante que senta na cadeira, presta atenção, almoça e vai embora, mas sim como alguém que é importante na construção de uma escola”, declarou a jovem.
Segundo a coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação, e articuladora do território do programa, Thayana Pessoa, o objeitvo do programa é construir uma escola mais acolhedora para os estudantes, partindo da compreensão de que existem diversas formas de viver a adolescência.
“Por isso, em maio, nós realizamos a Semana de Escuta em todas as escolas que ofertam os Anos Finais e esse momento agora é de devolutiva. Essa escuta foi feita por meio de um questionário que os alunos responderam. O MEC [Ministério da Educação] tratou esses dados e devolveu em forma de relatório e esses dados foram compartilhados com os professores, gestores e alunos”, esclareceu a coordenadora.
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Representando a culminância de todo o trabalho feito ao longo do ano em alusão ao programa, além da apresentação de propostas, os alunos também fizeram apresentações de dança, recitaram poemas e encenaram uma peça de teatro com a temática “emoções na adolescência”. Para o professor de Língua Portuguesa da unidade, Breno Lacerda, quanto mais os estudantes se envolvem, mais aprendem.
“O aluno aprende mais quando ele é participante do processo educacional. Ele sai daquele papel de ouvinte exclusivo e começa a participar, a escrever, errando, aprendendo, participando ali com os professores. E isso faz com que o aluno fixe os conhecimentos. O conhecimento surge, para ele, de forma natural”, finalizou o professor.
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